quarta-feira, 14 de julho de 2010

Entrevista com a prefeita Marilia Dias “Com a ZPE, minha prioridade será a capacitação” Entrevista publicada no jornal Potiguar Notícias


A população de Macaíba, município localizado a 14 quilômetros de Natal, ainda comemora a assinatura do documento que criou a Zona de Processamento de Exportação da região. Aliado a comemoração, está a preocupação dos gestores públicos em capacitar a mão-de-obra exigida. Nesse sentido, a prefeita Marília Dias (PMDB) diz que, a partir deste semestre, unirá forças para resolver essa questão. De volta ao “Alpendre do PN”, a prefeita faz um balanço de um ano e meio de administração e fala um pouco sobre política. Confira a entrevista concedida aos jornalistas Cefas Carvalho e Roberto Lucena:

Cefas Carvalho: Quais os planos para a prefeitura de Macaíba neste segundo semestre?
Agora é que as obras vão começar a deslanchar. Ano passado, como era o primeiro ano de administração, tudo era novidade e a máquina demora a começar a andar. Mas vamos começar a nova cara de Macaíba agora.

Roberto Lucena: Nesse primeiro ano e meio de administração, qual foi a principal dificuldade?
Foi a política.

RL: O que aconteceu?
Aconteceu o rompimento com o grupo [do ex-prefeito Fernando Cunha Lima Bezerra] e eu tive que me preparar, até psicologicamente, para aceitar o novo. Não estava preparada para isso. Não esperava isso. Tive que me preparar para administrar com outra linha de atuação. Sozinha. Foi difícil.

RL: Então, agora começa a surgir a administração de fato com a cara de Marília?
Acho que esse ano já foi com a cara de Marília. O povo já sente isso.

CC: A senhora é novata em política...
Digo que sou embrionária.

CC: Mas já se sente familiarizada com a política?
Não. Ainda não. Para mim tudo é novo. As situações são novas, mas eu sempre ajo querendo escutar o povo. Chego às comunidades, discuto. Não tenho quem me guie, sempre escuto o povo.

RL: Não há nenhum padrinho político?
Não. Sempre consulto o povo para saber o que é o melhor para eles. O que é bom para Macaíba, para o povo.

RL: A senhora afirma que a política atrapalhou sua administração. Estamos em ano eleitoral. As eleições estão atrapalhando ou podem ajudar no sentido de conseguir parcerias?
As eleições não atrapalham. De jeito nenhum. É só uma fase que vamos passar, sem problemas. Uma coisa que gosto de fazer é trabalhar. Isso é minha meta.

CC: Atualmente, quais são as prioridades?
Sou da saúde, mas desde o início disse que iria priorizar a educação. Fiz isso reformando escolas, fardamento, capacitação de professores, piso salarial, entre outros. Mas agora, com a chegada da ZPE [Zona de Processamento de Exportação], tenho que priorizar a capacitação de mão-de-obra. Fazer parcerias com quem entende de capacitação, pois o Município sozinho não consegue. Vou procurar a Fiern, Senai, entre outros. Temos que capacitar as pessoas para não perder esse bonde de desenvolvimento. Com a construção do Aeroporto de São Gonçalo, Macaíba fica num local privilegiado.

RL: Como a senhora recebeu a notícia da assinatura do documento que criou a ZPE de Macaíba?
Foi uma grande batalha do deputado federal Henrique Alves (PMDB) há mais de seis meses. Sempre o procurei para ver esse trabalho. A participação de Henrique foi fundamental nessa conquista. Não foi uma surpresa. Logo depois veio a notícia da ZPE de Assu, mas Henrique disse que só sairia a de Assu se saísse a de Macaíba. O prefeito de Assu entendeu: só assina a ZPE de um município se assinar a do outro. Foi uma grande batalha, mas estávamos sempre em cima, trabalhando. Não medi esforços para a realização desse sonho.

RL: E como a Câmara de Vereadores está se comportando com relação ao Executivo? Há uma parceria ou oposição?
Está 100%. Sempre contei com os vereadores, não tenho do que reclamar. De jeito nenhum. Tem oposição, mas sem problemas. Os vereadores aceitam os meus projetos e sou bastante transparente. Temos uma relação de confiança em prol de Macaíba.

CC: A senhora consegue notar diferenças entre a Macaíba antes e agora com a sua administração?
Acho que a população está com a auto-estima elevada. As pessoas estão mais à vontade comigo. As pessoas estão satisfeitas.

RL: E qual a importância de Macaíba nessas eleições?
É uma cidade da Grande Natal que tem uma prefeita com vontade de trabalhar e tem o povo ao lado dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário